Skip to content

Eliminar DORES DA ARTICULAÇÃO!!

Postado por Ketlin - 27 de outubro de 2011 - Blog

Esta articulação é chamada pelos dentistas de ATM, articulação têmporo mandibular, que é um complexo de ossos, músculos, cartilagens, fibras e membranas, além de líquidos que a lubrificam. Sua função principal é permitir os movimentos da mandíbula durante a mastigação, fala e outros movimentos de forma harmônica e controlável.

Por se tratar de um sistema complexo, costumam apresentar algumas anomalias de função, conhecidas como disfunções da ATM. Mais comuns no sexo feminino, podem ter origem na perda prematura de dentes posteriores, que determinam uma diminuição vertical na face. São identificadas por dores nos ouvidos, irradiadas da articulação, sensação de bloqueio e pressão nesta região. Outras causas podem ser uma assimetria facial, inflamação, luxação, fraturas ou ainda anquilose, que seria uma fusão óssea das superfícies que constituem a articulação.
Os tratamentos dos diferentes problemas da ATM, se relacionam com a origem causadora.

Podem ser anestésicos locais, aspirações anestésicas, sedativos, tranqüilizantes ou ainda o uso de exercícios relaxadores, mioestimulação ou aplicações de raios laser, para relaxamento da musculatura e busca de uma melhor posição de repouso. Qualquer tipo de tratamento só estará indicado após a correta identificação da origem do problema que está causando dor na articulação, o que só deve ser feito pelo dentista, depois de analisar sua anatomia e os sintomas, fazendo um estudo para cada caso. Tratamentos inadequados, além de não solucionarem, podem agravar os problemas, por mexer com o que não está causando dor e, por isto vir também a causar.

Como esta articulação está relacionada com muitas especialidades da Odontologia, tais como: ortodontia, prótese, implantodontia, periodontia, dentística, cirurgia, radiologia, entre outras, o assunto tem sido exaustivamente estudado pelos dentistas, que hoje dispõem de conhecimentos em livros e revistas para, resolver a maioria dos casos de dores na articulação. O número de casos tem crescido tanto, que tramita no Conselho Federal de Odontologia, órgão máximo da classe, um projeto para criação de uma especialidade específica, destinada ao estudo das soluções para estes problemas.

Tratar as dores da articulação significa menos estresse, mais qualidade de vida e máximo bem estar, pois ela está ligada à fala, à audição, com a mastigação e até aos músculos que permitem o sorrir, atividades que resultam em nosso melhor ou pior inter-relacionamento social. Até uma melhora da aparência facial é conseqüência da articulação sem dor, porque, quando ela acontece, ao contrairmos ou relaxarmos, buscando uma posição mais confortável ou menos dolorosa, o que nos provoca alterações fisionômicas que normalmente enfeiam nossa aparência. O não tratamento pode gerar problemas crônicos e traumas, inclusive psicológicos.

Identificado um dos sintomas antes mencionados, pergunte ao seu dentista com o que os mesmos podem estar relacionados ou o que os poderia estar causando. Se o problema estiver no começo, certamente seu tratamento será mais fácil e rápido, algumas vezes com a simples colocação de uma prótese ou correção de posição dos dentes, quando articulados.

Noutras, com medicação e algum exercício. Somente os casos mais difíceis requerem o uso de algum aparelho mais específico. Dependendo do estágio em que for diagnosticada a doença, a cura pode ser feita pelo seu próprio dentista e, quando este identificar algo mais grave, ele mesmo se encarregará de encaminhá-lo a um especialista para estudar melhor o caso e escolher o tratamento que será capaz de solucionar estas dores.

Posts relacionados...

Comentários

Diga-nos o que você pensa.

Não há comentários sobre esta entrada.

Faça o seu Comentário!

Preencha o formulário e envie .

You must be logado como to post a comment.